Bem-vindo ao nosso site

 

Histórico do município de Doverlândia - GO

A cidade de Doverlândia Goiás teve seu início com o povoado do Rio do Peixe quando em 1950 o Senhor Manoel Ribeiro Campos, chegou nessa região com a finalidade de cultivar agricultura com o plantio de arroz e milho. No dia 18 de julho, o mesmo adquiriu propriedade de 250 alqueires de terras, na qual se deu o marco histórico do Município. Essa terra foi adquirida de Dona Maria Vitória de Carvalho, que inicialmente concordou em dar como posse das terras para o senhor Manoel na área compreendida entre foz do córrego Rufino em sua margem direita e subindo pela mesma, seguindo até a atual serrinha (na época, mata da serrinha). Daí, seguindo margeando a até ao Val da atual Ponte Velha de lá retornando pela margem direita do Rio do Peixe, até o ponto de partida, o que dista em distância de 6 km da atual sede do município. Esse acordo foi até que se procedesse à demarcação e verificação da quantia correta, mas essa demarcação nunca foi feita, sem, entretanto causar transtornos legais para a sociedade local. A área inicial do então povoado do Rio Peixe foi retirada da fazenda Faustino, de 5000 alqueires, propriedade esta de dona Maria Vitória de Carvalho, que por motivo de viuvez dispôs de parte de seus bens.

Apesar do processo de formação do povoado do Rio do Peixe ter-se dado pelo incentivo imediato do senhor Manoel Ribeiro Campos, antes, porém, naquela localidade já se encontrava um ponto de repouso de viajantes que passavam pela região vinda do Mato Grosso, Goiás e Bahia. Esse ponto de repouso também se configura como um dos elementos de fundação do povoado. Sendo assim, o que pode se considerar que a atual Cidade de Doverlândia surgiu, também, partir de pouso de tropeiros que faziam o percurso entre a cidade de Baliza e de Caiapônia, percorrendo, as estradas de carro de boi a região da bacia do rio Araguaia, ou mesmo e ai saindo deste vale, margeavam o Rio de Peixe, contornando seus afluentes e utilizando-se destes, conseguiam passagem das tropas cargueiras e dos carros de bois que ligavam a Região do Oeste Goiano. As primeiras estradas foram abertas a facão e machado sob a liderança do Sr.º Manoel Ribeiro Campos, em 1950 e tinham por objetivo facilitar o intercâmbio do povoado e seu município sede, a cidade de Caiapônia. Em 13 de Novembro de 1969, o povoado do Rio do Peixe foi elevado á categoria de distrito pela Lei Municipal n.º 215, chamada de Doverlândia, posteriormente, em homenagem ao líder político da época, Sr.º Dovercino Borges. Em 14 de Maio de 1982, Doverlândia conseguiu sua emancipação político-administrativa.

A cidade situada no sudoeste goiano possui uma dinâmica populacional bastante interessante, pois comporta pouco mais da metade de sua população na área urbana e os demais em áreas rurais, devido ao grande número de assentamentos rurais, no total de 16, existente nesse município.

Cartaz de divulgação do site

Como chegar a Doverlândia...

Galeria de fotos: Página inicial

A galeria de fotos está vazia.

Siga-nos no Twitter

Enquete

Você gostou do nosso site?

Sim (63)
94%

Não (4)
6%

Total de votos: 67

Nossos parceiros

Notícias

Patrocinadores